O ranking mundial de clubes e suas verdades

No meio do futebol, é muito fácil os fatos se esconderem atrás de fofocas e meias-verdades... e nem sempre é fácil colocar as coisas no seu devido lugar.

Por isso, vou dedicar meus sábados aqui pra tentar ajudar vocês a desmistificar algumas besteiras que provavelmente algum anti pode lhe dizer!

Daquelas que você ouve e pensa "que merda...", mas não tem como argumentar... ou até tem como, mas não encontra fundamentos!

Hoje, vou usar o Ranking Mundial de Clubes pra três coisas: falar sobre a real qualidade do time do Boca Juniors, provar que a "Neymardependência" existe no Santos, e mostrar que já vivemos em uma era de superioridade no futebol paulista.

Vamos?

"Espera! Mas qual ranking você vai usar?"

O mais imparcial e justo que conheço: o da IFFHS (Federação Internacional de História e Estatística do Futebol, em português).

A IFFHS é uma organização responsável por armazenar todas as informações e dados a respeito do futebol, elaborando também estatísticas e recordes das partidas e temporadas. Foi fundada em 1984, sua sede fica na Alemanha, e seu trabalho é reconhecido pela FIFA.

Ao contrário dos meios de imprensa por aí, tipo Placar, Lance! e Folha de São Paulo, a IFFHS não tem NENHUM INTERESSE a defender; e principalmente, seus elaboradores não jornalistas-torcedores-enrustidos que só querem aparecer... por isso usei esse ranking. Vamos agora?

1 - O Boca é mesmo isso tudo?

NÃO!!! Está apenas em uma ótima temporada, mas esse elenco não é regular!

Até o meio de 2009, o Boca sempre figurou entre o top-25 do mundo, quando mergulhou em uma crise profunda, sem conquistas de título e inclusive chegando a flertar com o rebaixamento; entre outubro de 2010 e março de 2011, ficou 3 vezes FORA DOS TOP-400... e isso é muito vergonhoso, acreditem em mim. Times extremamente pobres em qualidade tática e técnica estavam na lista.

Somente no final do Apertura-2011 o Boca entrosou seu elenco, e iniciou a boa fase que lhes permitiu evoluir de 258º lugar (em julho/11) pro atual 11º lugar de maio. Ou seja, esse time aí vive uma excelente fase, mas tem limitações graves e não é instável.

Ou seja, quando vierem com o tal papinho de "mística boquense", "tradição", diga: clube é uma coisa, time é outra. O CLUBE Boca Juniors tem sim uma puta mística  e tradição, mas ela fica do campo pra fora. Não estamos a enfrentar o clube, mas sim o TIME.

2 - "Neymardependência" provada e escancarada

Não era a minha ideia falar disso nesse post, mas ficou tão escancarada a dependência que o SFC tem desse garoto! E a pequenez do Santos também!! rsrs

De 2008 até junho do ano passado, o Santos NUNCA ESTEVE NO TOP-50 DO RANKING MUNDIAL. Na verdade, até o Corinthians recém-chegado da série B esteve à frente do Santos por mais de um ano e meio, para somente em abril passado ser ultrapassado. E lembrem-se: Neymar estreou pelo Santos em 2009, Robinho jogou por lá em 2010...

Somente um fato levou o Santos ao atual 19º lugar: a Libertadores do ano passado. Durante a campanha, eles Entraram no top-50 e chegaram a ser sexto lugar, mas com a eliminação caíram e vão cair mais, pois não disputam mais torneios internacionais esse ano.

Sem Neymar pra turbinar o time, e ainda hoje eles estariam lutando pra se manter entre os 100 melhores... kkkk

3 - Nossa supremacia cada vez mais clara

Depois do vice da Copa do Brasil-08, o Corinthians saiu dos 400 melhores do ranking, pra só voltar quase um ano depois. O time de Ronaldo e cia subiu rápido e chegou ao top-100 já em novembro... em abril de 2010 já éramos o 25º time do mundo e o melhor brasileiro!

Mesmo após a eliminação pro Flamengo, continuamos entre os 30 melhores, e até mesmo depois da eliminação pro Tolima, lá ficamos. Só saímos dos 100 melhores entre maio do ano e passado e fevereiro desse ano, quando voltamos a subir muito rápido. Já somos o número 19 do ranking, e com as vitórias de junho, devemos chegar entre os 11 ou 12 melhores do mundo.

Desde que voltou ao ranking em junho/09, o Corinthians foi o time mais regular do ranking. Enquanto o São Paulo foi líder por um ano seguido (2008/09) e depois despencou, o Santos foi nulo no ranking até o ano passado, quando subiu e ainda está lá. Já o Palmeiras, bem... vejam o gráfico!

* Observação: o gráfico abaixo mostra as posições dos 4 grandes de SP e do Boca no Ranking Mundial de Clubes IFFHS nos últimos 50 meses. (CLIQUE NA IMAGEM PARA AMPLIAR)

Ou seja, podemos não ter um time perfeito, mas nossa regularidade está nos levando à supremacia contra nossos rivais! E o primeiro fruto disso pode ser colhido na quarta!!!

Seja o que Deus quiser!

0 comentários:

Postar um comentário