Projeto Calendário Ideal

♠ Publicado por Daniel Keppler em ,,, às 18:44

Fala Fiel!

Liguei a TV para ver o jogo contra o Botafogo esperando me ater apenas ao jogo em si; fazer a análise dos jogadores e do time. Juro que tentei.

Mas quem disse que o jogo me deixou? Eita jogo chato! Tirando o Pato, que chamou a atenção pela disposição que destoava completamente do marasmo de seus colegas, se resto até me sobrou algum tempo pra ver as notícias no PC e jogar conversa ora com uns amigos.

Não deixei de pensar, no entanto, que essa oscilação do time poderia ter vários motivos. Faz parte da vida de quem escreve sobre um time pensar em todas as variáveis pra que se entenda o porquê de jogar bem ou mal. E cheguei a uma conclusão, que quero dividir e discutir com vocês em um novo projeto que vou começar HOJE!

Projeto Calendário Ideal

O que é?

Um projeto para discutir o Calendário do Futebol Brasileiro (como esse abaixo) dos motivos principais para que os times se preparem tão precariamente, não consigam chegar ao fim do ano em ponto de bala e os impede de obter publicidade com torneios e amistosos no exterior.

É FATO que nosso calendário é o que é muito por conta da politicagem que domina o mundo dos nossos cartolas, tanto entre os clubes quanto nas confederações. 

Mas, isso nos impede de discutir opções? CLARO QUE NÃO!

O Corinthians é conhecido mundialmente por ser um clube engajado politicamente, a Democraria Corinthiana e o envolvimento dos jogadores na época das Diretas Já são uma prova disso!

Os seus torcedores nunca deixaram por menos, participando ativamente do movimento que destituiu Alberto Dualib da Presidência e divulgando o amor de Ser Corinthians pelas mídias sociais de uma forma nunca vista antes!

Atual Calendário do Futebol Brasileiro
Como vai funcionar?

A ideia é simples: fazendo umas leituras ali, umas contas aqui, fiz um calendário alternativo para o futebol brasileiro. Eu sei que é muita pretensão, mas todo torcedor tem o direito de analisar o que pode ser melhor para seu clube, não?

Quero, porém, debater essa ideia com VOCÊS, torcedores, e também o formato atual dos torneios existentes no calendário brasileiro/sulamericano; analisar a história e o formato de cada um, para no fim fecharmos uma proposta conjunta, realista e coerente, quem sabe no futuro, debater esse Projeto na República Popular do Corinthians.

Quando vai acontecer?

Os debates vão ser divididos em nove parte, como mostro abaixo:

Parte 1: O Meu Calendário
Parte 2: Campeonato Paulista
Parte 3: Torneio Rio-São Paulo
Parte 4: Campeonato Brasileiro
Parte 5: Copa do Brasil
Parte 6: Copa Libertadores
Parte 7: Copa Sulamericana
Parte 8: Mundial de Clubes
Parte 9: CONCLUSÂO

Espero que seja produtivo! Vai Corinthians!

2 comentários:

  1. Muito legal a ideia.

    Vamos ver se conseguimos chegar a calendário decente e que seja viável para os clubes.

    Parabéns Daniel!

    ResponderExcluir
  2. Prezado Daniel,

    Tenho várias idéias para tentar melhorar o nosso futebol passando principalmente pela mudança de nosso calendário. Uma vez, li um artigo de um repórter norte-americano do The New York Times, que enumerava as características de nosso futebol de um modo estupefato, pois não entendia como mesmo com tantos problemas o futebol se mantem como nosso esporte numero 1.
    Sobre o calendário ele diz que são disputados jogos o ano todo, quase todos os dias sem descanso e sem preparação de pré temporada, como acontece no nos EUA, com a MLB, MLS, NFL, NBA e NHH, na Europa com os campeonatos nacionais e os torneios internacionais de clubes e até mesmo como acontece na América do Sul, com países como a Argentina, Chile, Paraguai, Uruguai e etc seguindo o calendário europeu.
    Agora, o que isso acarreta, essa série de jogos durante o ano? Estádios vazios, pois a torcida não aguenta comparecer em tantas partidas ao ano, jogadores despreparados sem o devido pré treinamento, que os leva a se contundirem com mais frequência, gramados e estádios sem as devidas manutenções e o monopólio de um esporte que não dá margem a outros se destacarem no país, como acontece na Inglaterra com o Rugby, na Espanha com o Basquete e nos EUA, com... bem, lá existe uma gama de esportes populares.
    Essa infame Emissora Globo precisa de uma partida de futebol para incluir em sua grade semanal, mas somente depois da novela, sem se importar que essa partida acabará próximo de 00:00 quando os torcedores não terão mais à sua disposição o transporte público para voltarem pra casa. Mais um ponto para a falta de torcidas nos estádios.
    Os torcedores, jogadores, cartolas e a crônica esportiva especializada precisam se mobilizar agora, pois a única chance de mudança desse nosso calendário que teremos é a partir do ano que vem. Vejam só, teremos a Copa das Confederações este ano, com o Brasileirão começando antes dela e pausando depois de cinco rodadas para incio da competição entre as seleções e depois retornando e indo até o final do ano.
    Ano que vem o campeonato Brasileiro só pode começar depois da Copa do Mundo, assim como irá acontecer na Europa e no resto do mundo. E a CBF não precisa correr montando um calendário com dois jogos por equipes durante uma semana (Quarta e Domingo). Ele precisa se estender até o ano seguinte, assim como os campeonatos europeus.
    Se não houver essa mudança no ano que vem, o Brasil só terá um outra chance dessas, só quatro anos depois.
    Ah, já ouvi também histórias que diziam que os jogadores aqui no Brasil não gostariam dessa adaptação, pois não gostam da ideia de férias no meio do ano, no inverno ao invés do fim do ano durante a primavera no hemisfério sul. Incrível!

    ResponderExcluir