Corinthians Steamrollers é modelo para expansão do futebol americano no Brasil

♠ Publicado por Victor Romualdo Francisco em ,,, às 01:34


O time de futebol americano do Steamrollers selou sua parceria com o clube em 2008 e passou a treinar semanalmente no Parque São Jorge a partir de 2009, abrindo espaço para o futebol americano dentro das dezenas de modalidades promovidas pelo clube. Mas as fronteiras desta integração do futebol americano ultrapassaram a zona leste paulistana, tornando-se um modelo para que outros times da modalidade pudessem criar parcerias com times de futebol.

Com este modelo, o Steamrollers hoje é capaz de oferecer a melhor infraestrutura do Brasil na modalidade, além de ter conseguido um destaque gigantesco na mídia, proporcionando um patrocínio que consegue cobrir grande parte dos custos da modalidade (principal desafio do esporte, que busca primeiro se pagar para poder, talvez em um futuro próximo, garantir algo de ganho financeiro aos atletas).

Dentre os times influenciados pelo modelo catalisado pelo Corinthians estão o destacado Botafogo Challengers (Ribeirão Preto), atual vice-campeão da SuperCopa São Paulo de Futebol Americano e principal rival do Corinthians no título estadual deste ano (o alvinegro é o atual campeão da competição), e até o impensável Rio Negro/Mustangs, que disputa o Campeonato Amazonense de Futebol Americano.

Em apenas cinco anos de futebol americano disputado totalmente com equipamentos, o Brasil conta com cerca de 100 times, que participam de diversos campeonatos estaduais, regionais e nacionais. O principal deles, o Torneio Touchdown, do qual o Corinthians é bicampeão invicto, é de âmbito nacional e conta com outros times também ligados ao futebol, como o já citado Botafogo, o xará Botafogo FA (do RJ), Vasco Patriotas, Fluminense Imperadores, Santos Tsunami, Ipatinga Tigres e Lusa Rhynos.

Depois deste panorama do futebol americano nacional, aproveito para indicar a próxima partida do Corintians Steamrollers - será no dia 1º de maio, próxima quarta, em Caieiras, contra o Sorocaba Nemesis. Os dois disputam a quarta rodada da II Super Copa São Paulo de Futebol Americano. A vitória vale a classificação antecipada para às quartas-de-final para o Corinthians; já o Nemesis quer manter as chances ainda válidas de avançar na competição.

Veja as informações no flyer e conheça o futebol americano neste feriado de meio de semana. Estarei lá para narrar a partida ao vivo! Abraço!


Texto: Victor Romualdo Francisco

2 comentários:

  1. São José Jets vai ser bom um dia como o Steamrollers !

    ResponderExcluir
  2. Jets?!? acho que é melhor mudar de nome... heheheheh

    ResponderExcluir