Pacaembu: há 73 anos um templo Corinthiano

♠ Publicado por Daniel Keppler em ,,,, às 23:37

 [O texto abaixo foi originalmente publicado pelo Corinthians em seu site oficial, assim como as imagens; apenas o título foi modificado. Você pode conferir a matéria clicando AQUI]

Para a Fiel, tão natural quanto chegar em casa após um longo dia de trabalho e rever quem você gosta é a sensação de pisar no estádio do Pacaembu e acompanhar uma partida do Corinthians. Neste sábado (27), o tradicional palco esportivo de São Paulo, que assimilou grande relação afetiva com o clube ao longo de sua história, completa 73 anos de sua inauguração.

A inspiração para a construção veio na década de 20, a partir do sonho de figuras públicas, esportistas e modernistas como Mário de Andrade. Em 1926, a CIA CITY doa o terreno de 50 mil metros quadrados ao Estado, que repassa a Prefeitura. Dez anos depois surge a ideia do prefeito Fábio da Silva Prado de dar início às obras do complexo esportivo existente até hoje.

No dia 27 de abril de 1940, depois de quatro anos de obras, com as presenças do presidente Getúlio Vargas, do interventor Adhemar de Barros e do prefeito Prestes Maia, o Estádio Municipal do Pacaembu foi inaugurado. Desde o princípio, o Corinthians marcava presença nas solenidades, acompanhando de perto uma bonita história que não tardou a criar laços afetivos.

Pacaembu no dia da inauguração, em 1940

No dia seguinte a inauguração, quatro clubes tiveram a honra de realizar uma rodada dupla. Na primeira partida, o Palestra Itália venceu por 6 a 2 o Coritiba. Na segunda, o Corinthians iniciava sua trajetória com vitória sobre o Atlético-MG, por 4 a 2. Em 1941 viria o primeiro título alvinegro no estádio, no Paulistão, com o trio Jango, Brandão e Dino.

Alguns recordes do Pacaembu acompanharam o Timão à medida que a relação entre os dois se estreitou. Em 1942, a Fiel já demonstrava sua força ao protagonizar o maior público da história do estádio em um clássico contra o São Paulo. Apesar do empate em 3x3, 71281 torcedores proporcionaram uma festa inesquecível. O Corinthians também é a equipe que mais jogou no estádio.

Historicamente, o Pacaembu não trouxe apenas alegrias à Fiel, e é neste ponto que a relação se tornou mais forte. O torcedor corinthiano se sente em casa, seja para aliviar a tensão de um dia de trabalho ou se divertir com a família num domingo de sol. Ali, naquele local, as marcas de cada alvinegro ficam impressas.

Momentos únicos como os proporcionados por Rivelino, Neto e Marcelinho Carioca se eternizaram na memória da Fiel. Recentemente, os momentos vividos no Pacaembu se enquadram bem ao que o Timão viveu nos últimos 73 anos. No mesmo palco em que voltou à Série A, em 2008, Ronaldo mostrou à Fiel que o Coringão havia voltado e conquistou a Copa do Brasil e o Paulista de 2009.

Ronaldo foi o líder do Corinthians na conquista do Paulista-2009

Faltava ao Corinthians ainda um título de expressão nacional, que veio em 2011. O pentacampeonato brasileiro abria as portas para um ano incrível. A menos de dois anos para a inauguração da Arena Corinthians, em julho de 2012, o Timão vencia a sua primeira Libertadores, de forma invicta, contra o Boca Juniors. Depois no Japão, a Fiel vibrou com o Bi Mundial de Clubes. Quando dezembro de 2013 chegar, o Corinthians e a sua torcida terão a sua nova casa inaugurada, mas até lá, sete longos e prazerosos meses serão aproveitados, jogo a jogo, emoção a emoção. O Pacaembu já deixa saudades. 

Os 23 títulos conquistados pelo Corinthians no Pacaembu
1941 - Torneio Início
1942 - Taça Cidade de São Paulo e Troféu Quinela de Ouro
1943 - Taça Cidade de São Paulo
1944 - Torneio Início
1947 - Taça Cidade de São Paulo
1948 - Taça Cidade de São Paulo
1950 - Torneio Rio-São Paulo
1951 - Campeonato Paulista
1952 - Taça Cidade de São Paulo
1953 - Torneio das Missões (Taça Tibiriçá) e Taça Prefeitura Municipal de São Paulo
1954 - Torneio Rio-São Paulo, Torneio Internacional Charles Muller e Campeonato Paulista
1955 - Torneio Internacional Charles Muller e Torneio Início
1956 - Taça do Atlântico
1958 - Taça Internacional Charles Muller
1966 - Torneio Rio-São Paulo
2009 - Campeonato Paulista
2011 - Campeonato Brasileiro
2012 - Copa Libertadores 

Libertadores-2012: o torneio mais importante conquistado no Pacaembu

Pacaembu, pra sempre nossa casa!

0 comentários:

Postar um comentário