Pós-jogo Corinthians 3x0 San José (BOL) - Missão Cumprida

♠ Publicado por Icaro Scuteri em ,,,,, às 00:17
Eae Fiel!

Nosso Coringão veio a campo nessa quarta-feira enfrentar, no Pacaembu, enfrentar a equipe do San José, partida válida pela ultima rodada da fase de grupos da Libertadores-2013. Sem Renato Augusto e Cássio (machucados), e com Pato no banco, Tite optou pro formar a equipe titular com: Júlio César, Alessandro, Gil, Paulo André, Fábio Santos, Ralf, Paulinho, Danilo, Romarinho, Émerson e Guerrero.


O Corinthians começou a partida pressionando a saída de bola, indo pra cima do fraco time boliviano. O time boliviano abusando das pancadas, nunca perdiam a viagem. Quando não pegavam a bola derrubavam o atacante.

Romarinho foi o que mais sofreu com isso, mas continuou indo pra cima, e fez a diferença.

O Corinthians já pressionava e o adversário, claramente veio pra tentar o empate. Romarinho corria driblava e apanhava. Nossas melhores oportunidades foram nas bolas paradas, já que a defesa boliviana cometia muitas faltas próximas a área.

Aí surgiu a deficiência Corinthiana: Quem cobra as faltas? Tivemos Alex, Douglas e Bruno César, recentemente. Renato Augusto vinha assumindo essa responsabilidade e Jorge Henrique também vinha tentando, mas nenhum dos dois estava do time titular.

Coube a Romarinho. E nisso ele ficou devendo. Não que tenha batido mal todas mas nenhuma foi de encher os olhos, e nisso perdíamos boas oportunidades.

Quando o Romarinho deixou pro Sheik bater a falta, saiu o gol do Corinthians. Cruzamento na medida de Sheik e Romarinho cabeceou pra balançar as redes aos 25min do primeiro tempo. Corinthians Abria o placar.

Ainda dominando o jogo, o Corinthians segurou o ímpeto, e foi para o vestiário com a vantagem mínima. Poderia estar com 2 ou 3 gols a frente, mas como já é conhecido dessa equipe, com o resultado em mãos, com infinita superioridade técnica, controle absoluto da partida, pra que se lançar ao ataque como se não houvesse amanhã? Vamos construir o resultado com calma. E foi feito.

E tudo ficou ainda mais fácil quando o adversário teve um jogador expulso no fim do primeiro tempo. Depois de fazer muitas faltas seguidas, já ter levado o amarelo, o jogador Boliviano, matou um ataque derrubando Alessandro e foi expulso, com justiça.


No segundo tempo, o Corinthians manteve o freio puxado, mas ainda era dono do jogo. O San José não via a cor da bola, e dá pra contar nos dedos da mão esquerda do Lula, as vezes que passaram do meio de campo.

O Corinthians tinha domínio mas faltava o ultimo passe. Romarinho, apesar de estar muito bem no jogo, não é, e nunca será, um meia-armador. Ele faz jogadas em velocidade, dribla, aparece, cava faltas, chuta, mas não tem a visão de jogo, e qualidade de passe que teríamos com um Renato Augusto ou Douglas (em boa fase).

Prova disso é que o Guerrero recebe poucas bolas em condições.

Ainda assim numa jogada pelo lado esquerdo, Émerson Sheik se livrou do marcador e cruzou curto, na medida para o camisa 9, que poderia ter testado e feito um gol simples, mas não. Ele matou no peito e sem deixar cair bateu pro gol e fez o segundo do Corinthians. GOLAÇO.

Centro-avante bom é assim: Tem que chegar uma bola só pra ele resolver.

Guerrero ainda me deu um susto pouco depois, ao pisar em falso numa disputa de bola e sair mancando. Mas parece que foi só susto mesmo.

Com o jogo tranquilo, Tite ainda promoveu a entrada de Pato, Jorge Henrique, e Edenilson, nos lugares de Guerrero, Danilo e Paulinho.

Pato entrou com vontade, mas numa posição injusta. Pra mim, tá claro que ele não é Centro-avante, é segundo atacante/ponta. É muito desperdício de talento e velocidade colocá-lo como referencia na área.
Ainda mais quando não temos um bom armador em campo. Em muitas jogadas em velocidade, Pato se posicionava bem para receber mas a bola nunca chegava. Quando chega ele vai bem. Tanto que meteu uma bola na trave quando teve oportunidade.

Pato não marcou, mas deu um gol pro Edenilson fechar a conta. Vindo como homem surpresa, invadiu a área e recebeu um ótimo passe de Pato. Ele não se apavorou, e com tranquilidade colocou a bola lá dentro.
Corinthians 3x0 San José.


O Corinthians cumpriu a missão que foi designado. Precisava vencer para estar no topo do grupo. Precisava vencer por 3 de diferença para almejar a 2ª melhor posição geral.

[Voz do capitão Nascimento Mode On] 
E aqui, meu parcero, Missão dada, é missão Cumprida
[Voz do capitão Nascimento Mode Off]

O Time se portou bem no esquema proposto, levando em consideração que o adversário é muito fraco fora da sua altitude. Romarinho foi bem pois pôde jogar mais como atacante e menos como "meia-tático" já que o adversário não ameaçava. Estamos classificados e em segundo no ranking geral (por enquanto, pelo menos), agora é esperar pra ver quem vai tentar nos parar. 

Posso falar? Se fosse pra escolher, eu adoraria mandar os Bambis pra casa nas oitavas.

Momento corneta:

Não achei que foi o melhor jogo do Corinthians. Foi, por diversas vezes, chato ver o time tocando bola sem ameaçar o frágil adversário.

Vencemos como quisemos. Sem sustos, com domínio, superioridade e uma sacola de gols. Mas poderia ter sido mais. E não falo pelo Pênalti não marcado no Sheik, ou as bolas na trave, ou os gols perdidos no primeiro tempo do Danilo e do Guerrero. Falo de vontade de não aliviar com o resultado em mãos. Falo de só parar de ir pra cima quando o juiz apitar o fim do jogo, independente se está 0x0 ou 15x0.

Posso estar sendo chato pra caramba, ainda mais após a vitória, mas da arquibancada do Pacaembu, vi um Corinthians em boa parte do jogo, acomodado, como que se poupando. Até entendo o risco de lesão e talz, mas ainda assim, me deixou com raiva alguns passes displicentes, toques de lado, individualismo desnecessário.

Cumpriu o que tinha de ser feito. Ótimo. Mas poderia ter empolgado mais.

Conceitos Individuais dos Guerreiros:
Júlio César: Médio. Não teve trabalho. Na atual situação dele com boa parte da torcida, tá de bom tamanho. Antes não aparecer, do que aparecer por falhar.
Alessandro: Médio. Não gostei no ataque, e tomou uma ou outra bola nas costas. O que fez de bom foi a participação na expulsão.
Gil: Bom. Quando precisou (quase nunca) tava lá.
Paulo André: Idem.
Fábio Santos: Médio. Não cometeu grandes erros e tentou ajudar. Só não gosto da demora pra voltar quando perde a bola.
Ralf: Bom. jogou muito de segundo volante, e com muita disposição, deu até chapéu!
Paulinho: Bom. Gostei. Apareceu mais na frente, buscou jogo, mas faltou chutar mais em gol.
Danilo: Médio. Não se destacou mas participava sempre das jogadas de ataque.
Romarinho: Ótimo. O cara do jogo. Jogou muito no primeiro tempo e abriu o placar. Era o cara que criava as melhores oportunidades, com velocidade e dribles. Precisa ficar mais em pé, e ser menos fominha. Parece que está se tornando jogador "de jogo todo", não mais "de segundo tempo."
Sheik: Bom. Estava com vontade. Deu dribles e arrancadas de tirar o folego. Podia ter feito seu gol se não tivesse sido derrubado na área.
Guerrero: Bom. Tinha perdido um gol no primeiro tempo, mas compensou com um golaço no segundo. Recebeu poucas bolas boas, mas também foi bem saindo da área.
Pato: Bom. Entrou com vontade, mas na posição errada. A bola não chegava. Quando pegou foi bem, e deu uma assistência.
Jorge Henrique: Médio. entrou e melhorou o ritmo do jogo.
Edenílson: Bom. Entrou, deu velocidade e buscou jogo. Fez seu gol. Pra mim é melhor no meio campo que na lateral, deixa a lateral pro Alessandro e o Guilherme Andrade.
Tite: Bom. Eu descordei um pouco da escalação (Pato no banco, Romarinho no meio) mas calou a minha boca e mostrou que sabe o que tá fazendo. Retranqueiro, onde?

Próximo jogo: Linense x Corinthians, Domingo pelo Paulistão. É vencer para se firmar entre os melhores do Paulista e ter vantagens no mata-mata

Agora temos que aguardar para descobrir o adversário das oitavas de final, que só sai semana que vem.

Concorda com a análise? Comente!

VAAAAAI CORINTHIANS!

Taça Libertadores da América 2013
6 jogos - 4 vitórias 1 empate e 1 derrota
13 pontos
1º colocado do grupo

Texto de Icaro Scuteri para o Blog do Fiel Corinthiano
Twitter: @Icaro_Scuteri
Tumblr: Icaro Longe Do Sol

PS. Desculpem a falta de textos Pós-Jogo, nas ultimas semanas, realmente não teve jeito.

Esto me organizando de acordo com as novas atividades que tenho e farei o possível para que não se repita o ocorrido.

0 comentários:

Postar um comentário