Com Paulista-2013, Corinthians chega ao 100º título e volta a ser o mais vencedor do G-4 Paulista

♠ Publicado por Daniel Keppler em ,,,,,, às 15:57
 

O Campeonato Paulista é um torneio meio bipolar, hoje em dia. Quando ele começa, nionguém quer saber dele. Durante toda a primeira fase, os times grandes agem com um pouco de desdém, sem se importar muito com o resultado - basta a clkassificação. 

Então, chega o mata-mata... os clássicos... a emoção... e no fim das contas ele vira a cereja do bolo do primeiro semestre. Vai entender!

Mas ESSE Paulista tinha sim seu valor. E que valor!

Por dois motivos bem interessantes, mesmo que somente estatísticos, esse Campeonato Paulista de 2013 se tornou mais do que especial para o Corinthians. Quer conferir?

PAULISTA-2013: O TROFÉU NÚMERO 100

O 27º Paulista da nossa História foi nada menos que o 100º troféu conquistado pelo Corinthians. Isso segundo o site oficial do clube e desconsiderando as 53 taças e troféus concedidos ao time de forma honorífica. A única ressalva que fiz à lista do clube foi a Supercopa de 1991, que colocou frente a frente os vencedores da Copa do Brasil e do Brasileirão de 1990. A disputa foi organizada pela CBF e vencemos o Flamengo na ocasião.

Dos 100 títulos, 45 são oficiais e 55 não-oficiais ou amistosos. Se você quiser ver a lista completa dos títulos, confira na nossa página fixa, nesse link.

A divisão dos títulos em ordem de importância é a seguinte:

DIVISÃO DOS 45 TÍTULOS OFICIAIS

DIVISÃO DOS 55 TÍTULOS AMISTOSOS E NÃO-OFICIAIS


CORINTHIANS: O MAIS VENCEDOR DO G-4 PAULISTA

E quando falo isso, não é da boca pra fora; são números. 

Com a conquista do Paulista-2013 o Corinthians voltou a ser, de forma isolada, o time grande paulista que mais conquistou títulos oficiais na sua História. São, agora, 45 títulos - um a mais que Palmeiras e Santos e quatro a mais que o São Paulo. 

E foi exatamente na era Tite que conseguimos retomar esse posto, que era nosso até 1944, quando o Palmeiras conquistou seu 10º Paulista (e 13º troféu) e ultrapassou o Corinthians, que até aquele momento tinha 12 títulos no currículo.

Depois disso ainda voltaríamos a ser o mais vencedor do G-4 em 1954 (com a conquista do Rio-SP e do Paulista do IV Centenário), quando chegamos a 18 títulos contra 17 do Palmeiras. Mas cinco anos depois, em 1959, nosso maior rival levaria seu 13º Paulista pra casa, voltando a empatar esse "placar".

E agora, 54 anos depois, o Corinthians volta a essa condição, depois de ver Santos e Palmeiras se revezarem como o soberano do G-4 durante todo esse tempo.

Dá pra provar como a era Tite foi diferencial nessa conta. A tabela abaixo mostra como estava a "disputa"  a partir de 2011, ano da chegada dele ao Parque São Jorge, e como tudo foi se voltando a nosso favor com os títulos que o Corinthians foi conquistando:

SEQUÊNCIA DE TÍTULOS DOS 4 GRANDES A PARTIR DE 2011
Caso você queira conferir a lista de títulos que os times consideram como OFICIAIS, só pra conferir, basta dar uma olhada na galeria de títulos nos sites oficiais dos clubes: CORINTHIANS, SANTOS, SÃO PAULO e PALMEIRAS.

Vale relembrar: NÃO ESTÃO CONSIDERADOS OS TÍTULOS NÃO-OFICIAIS. Entre eles estão a Copa dos Campeões Estaduais Rio-São Paulo, por exemplo (Pois não teve o seu status igualado ao do Torneio Rio-São Paulo por Ferj e FPF), a Fita Azul (pois é um título honorífico, em sua essência) e a Taça dos Invictos (pois não se trata de um "torneio", mas sim de uma série invicta premiada com um troféu).

No entanto, outros foram considerados, como a Copa Rio-1951 (que foi organizada pela CBF e supervisionada pela FIFA) e a Copa Intercontinental pós-1980 (por respeito ao peso histórico da competição).

CURIOSIDADES DOS TIMES PAULISTAS E SEUS TÍTULOS


- O Corinthians é o único dos 4 grandes que conquistou títulos em todas as décadas. O Palmeiras passou em branco na década de 1980, o São Paulo na de 1960. Mas nisso é o Santos o expert: não ganhou nem um trofeuzinho oficial nas décadas de 1910, 1920 e 1940.

- O primeiro título conquistado por Pelé no Santos (o Paulista de 1958) foi somente o terceiro troféu do clube praiano em sua História. Nota: o clube havia sido fundado 46 anos antes.

- Ainda sobre Pelé: com ele, o Santos venceu nada menos do que 26 títulos entre 1958 e 1973. Assusta a concentração: sobram apenas 18 na galeria do time do litoral. Desses, três foram conquistados nos 46 anos pré-Pelé (1 título a cada 15 anos e 4 meses) e outros 15 nos 40 anos pós-Pelé (1 troféu a cada 2 anos e 8 meses).

-  Corinthians e Palmeiras são os únicos times que não dependeram de uma grande fase do clube pra elevar o número de conquistas. O Santos concentra 52% de seus títulos na década de 1960 (23 títulos de 44) e o São Paulo venceu 32% dos seus títulos na década de 1990 (13 títulos de 41).

- Por falar em São Paulo, fica claro como o Morumbi foi diferencial para o clube. Até inaugurar seu estádio, em 1960, o clube tinha em seu currículo apenas 8 Paulistas em 30 anos de história (1 título a cada 3 anos e 9 meses). Tendo o Morumbi como casa, foram 33 títulos em 53 anos (1 título a cada 1 ano e 7 meses).

- No Século XXI, o domínio é corinthiano. Em 14 anos, foram 13 títulos - contra 11 do Santos, 10 do São Paulo e 5 do Palmeiras.

--x--

Espero que tenham gostado! Nada do que eu escrevi aqui é balela. Tratam-se de fatos. Números. Estatísticas. 

E só pra deixar claro: número, não se discute. Número se aceita!


6 comentários:

  1. Show de bola....Vai Corinthians!!!

    ResponderExcluir
  2. Mais um belo post, com dados históricos confiáveis e interessantes!

    Parabéns Daniel!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você fala em todas as décadas, e na década de 60? Vocês dividiram o trofeu em 4 no Rio-Sp, o céis eram debochados de: faz me rir, lembra???

      Excluir
  3. Nunca disputaram de 59 a 67, eram chamados de faz me rir e dividiram a única taça que ganharam em 66 em 4, aliás, computou com o Santos que tb ganhou essa taça???

    ResponderExcluir
  4. Sim, Marcelo, foi uma decisão dos organizadores dividir o título entre os quatro semifinalistas... não fui eu quem decidiu. Santos e Corinthians estão entre esses 4 campeões do Rio-SP 1966. Abraço!

    ResponderExcluir
  5. Sou palmeirense mais gostei dos dados são bem completos

    ResponderExcluir