Corinthians pode conquistar terceiro título da história em solo estadunidense

Majestoso será primeiro grande desafio de Carille em 2017 (Foto: Daniel Augusto/Agência Corinthians)
Pela primeira vez na história o clássico Majestoso será disputado fora de terras tupiniquins. A partida será disputada no Bright House Networks Stadium, em Orlando (EUA). O Corinthians disputa a Florida Cup desde 2015 e desde então já são cinco jogos ao longo da história, com três vitórias e duas derrotas. Há uma grande expectativa de conquistar o seu primeiro título no torneio amistoso, principalmente sabendo que um rival estará do outro lado do campo. Caso consiga o título mais tarde (será transmitido pela SporTV às 21:00h – horário de Brasília), a Florida Cup será o terceiro troféu amistoso conquistado nos EUA.

Em 1969, bem antes do River Plate se tornar um algoz do Timão na Libertadores, ambos os times se enfrentaram nos EUA em um jogo que valia o Troféu Apolo V, oferecido pela Liga de Futebol de Nova Jersey.  O jogo terminou empatado por 1x1, o gol do Corinthians foi marcado aos 4 minutos do primeiro tempo numa cobrança de falta por Benê e o empate do River veio somente 5 minutos depois com Montivero. O jogo ainda teve confusões e dois jogadores do time argentino acabaram expulsos. O jogo foi decidido nos pênaltis e terminou 4x2 para o Timão, esta seria a única final disputada até hoje entre as duas equipes.
Recorte da Folha de São Paulo 03/08/1969 do título do Troféu Apolo V (Reprodução: Acervo Folha de São Paulo)
Dezesseis anos depois, em 1985, o clube alvinegro foi convidado para participar da Copa das Nações, junto com as seleções de Bulgária, México e Chile. Foram apenas dois jogos para garantir o título: empate de 3x3 com a Bulgária e vitória de 2x1 sobre o Chile. O Corinthians terminou o torneio com o mesmo número de pontos que a seleção mexicana, que havia vencido o Chile por 2x1 e empatado com a Bulgária por 1x1, porém foi coroado campeão por ter maior número de gols marcados (5 contra 3). Diante de tal situação, a seleção do México ainda fez um convite para a disputa de um amistoso ainda nos EUA que ocorreu três dias depois e terminou empatado em 1x1.
Recorte da Folha de São Paulo de 29/08/1985 sobre o título da Copa das Nações (Reprodução: Acervo Folha de São Paulo)
Quanto ao Majestoso que será disputado hoje, o primeiro fora do Brasil, ambos os treinadores devem imaginar que o caráter amistoso do torneio deverá ficar ao menos, um pouco de lado. Uma vitória será o suficiente para levantar a moral do grupo e de seu treinador. No caso do Corinthians, uma vitória não só pode anular uma possível pressão da torcida sobre o grupo e Fábio Carille, como também servirá de vingança da última partida disputada entre os dois times. Sem contar o fato de não permitir que Rogério Ceni vença o seu primeiro clássico como comandante do São Paulo.
Fagner, recém-convocado para a seleção, representou o Corinthians no desfile da Disney (Foto: Daniel Augusto/Agência Corinthians)

Agora que você sabe sobre os dois títulos, acredita que o Timão possa conquistar o terceiro em território estadunidense?

3 comentários:

  1. Muito bom trabalho Bruno! tamo junto
    Vai Corinthians!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado mano, vou procurar sempre melhorar!
      Vaaai Corinthians!

      Excluir
  2. Gostei da pesquisa!

    ResponderExcluir