Que o profissional trate com justiça os heróis da "La Décima"

♠ Publicado por Daniel Keppler em ,,,,,,, às 21:45
Corinthians derrotou Batatais e conquistou seu 10º título da Copinha (Foto: Reprodução / Gazeta Press)
Disputando sua 18ª final de Copinha, o Corinthians chegou a preocupar mas não decepcionou: derrotou o Batatais, confirmando seu favoritismo, e tornou-se decacampeão do torneio. É, a "La Décima" veio!

O retrospecto recente do nosso Timão é simplesmente sensacional: nada menos que 30 vitórias nas últimas 33 partidas disputadas, com presença nas últimas quatro decisões - com dois títulos conquistados. Domínio absoluto!

A campanha na edição desse ano foi perfeita. Foram nove vitórias em nove jogos disputados, com 30 gols marcados e apenas sete sofridos. De quebra tivemos o artilheiro da competição: o craque Carlinhos!
O técnico Osmar Loss é um dos grandes responsáveis pelo sucesso da base corinthiana (Foto: Reprodução / Gazeta Press)
O JOGO

Nada menos que 36 mil torcedores compareceram ao Pacaembu para empurrar o Alvinegro na decisão da Copinha. Aproveitando a postura totalmente defensiva do Batatais, que praticamente não atacou durante o jogo, o "dono da casa" buscou empurrar o adversário em seu campo de defesa, na tentativa de marcar um gol rapidamente. A ansiedade, porém, atrapalhou bastante a equipe, e os jogadores pareciam não conseguir se comunicar. As jogadas saíam, mas a finalização não era bem executada. O Batatais, com sua linha de três zagueiros, dificultou ainda mais o trabalho de Carlinhos, Fabrício Oya, Pedrinho e companhia, todos muito bem marcados.

O cenário não mudou muito mesmo após a parada técnica, e a melhor chance do Corinthians veio aos 42 minutos, quando o zagueiro Thiago quase marcou após cobrança de escanteio, acertando o travessão.

No segundo tempo, mais do mesmo: muita marcação do Batatais e mais nervosismo ainda dos jogadores corinthianos, que pareciam querer marcar o gol de qualquer maneira. Cada chance perdida tornava a atmosfera do jogo ainda mais incerta, mas a torcida não parou de apoiar em nenhum momento, apesar da crescente apreensão.

Osmar Loss decidiu mexer no time: colocou em campo Matheus, Guedes e Lucas Minele. A ideia era ganhar velocidade pelas laterais, na tentativa de furar a marcação adversária. O jogo ganhou um pouco em intensidade nas laterais, mas o Corinthians continuou cometendo erros bobos. Além disso, o Batatais não parecia em nada a equipe que foi goleada pelo Paulista na semifinal.

O cenário mudou por volta dos 38 minutos, quando houve uma interrupção de quase cinco minutos por causa de sinalizadores acesos pela torcida corinthiana. Todos esperavam que a paralisação prejudicasse o Corinthians, mas ocorreu justamente o contrário: minutos após o jogo retornar, Marquinhos cruzou da linha de fundo na cabeça de Carlinhos, e o artilheiro guardou: Timão 1x0. Apenas três minutos depois, troca de papéis: Marquinhos roubou a bola no meio-campo, tabelou com Carlinhos e fez 2x0!

Ainda houve tempo para o Batatais diminuir em um golaço de Douglas Pote, finalizando por cobertura, mas foi só: o Corinthians venceu por 2x1 e sagrou-se decacampeão da Copa São Paulo, para festa da torcida e dos jogadores!
Se bem aproveitados no profissional, as promessas da base prometem muitas alegrias à torcida (Foto: Reprodução / Gazeta Press)
E AGORA?

Caberá agora à comissão técnica do time principal, que será reforçada pelo técnico Osmar Loss, estudar nossas promessas e promover o máximo de garotos no elenco profissional. Afinal, de nada valem tantos títulos na base se esses jogadores não receberem a chance de brilhar nos torneios principais, certo? É certo que Carlinhos e Guilherme Mantuan retornarão ao elenco profissional, mas outros atletas podem muito bem ser beneficiados com uma promoção, como o craque Pedrinho (sobre o qual já falamos aqui no blog), Fabricio Oya, Vinicius Del'Amore, entre outros.

Mais do que isso: precisamos garantir que o Corinthians se proteja de especulações e evite vendas precoces. Não podemos permitir que nenhuma dessas jovens promessas saia do clube sem receber uma oportunidade. Para isso, precisamos valorizá-los de acordo, o que é mais do que certo. E em seguida, cobrar Fábio Carille para que não os encoste no banco sem fundamento. É uma questão de justiça!

E você, acha que mais alguém pode subir para o elenco profissional? Comente!

Parabéns Corinthians, decacampeão da Copinha!

0 comentários:

Postar um comentário